PET5

Retrospectiva PET (2006-2012)

Texto por Oyanarte Portilho

Uma primeira proposta submetida à CAPES/MEC, de criação do Grupo PET-Física, aconteceu em 1997, a qual foi aprovada quanto ao mérito mas que não foi implementada devido a cortes no orçamento em 1998, o que não só inviabilizou completamente a criação de novos Grupos PET, como também colocou em perigo a continuidade de todo o Programa. Uma nova tentativa foi realizada em 2006, quando o MEC reabriu a expansão dos Grupos (Edital MEC-SESu-DEPEM no 03/2006), desta vez exitosa em todos os sentidos. Nossas atividades se iniciaram em 01/06/2006, com 4 bolsistas. A cada “aniversário” o Grupo acrescentava mais 4 bolsistas, até atingir o limite de 12. Nossa sala localizava-se no andar superior do Laboratório de Cálculo Científico (LCC). Desde então, o Grupo se envolveu em várias atividades relacionadas a Pesquisa, Ensino e Extensão, dentro do objetivo básico de colaborar com a melhoria do Curso de Graduação em Física (bacharelado e licenciatura) e promover o entusiasmo pela Física entre os nosso estudantes. Dentre elas podemos citar:

1) Estudo sobre a elevada taxa de evasão do Curso: baseado em informações prestadas voluntariamente por estudantes atuantes e evadidos por meio de um questionário a eles distribuído, o que gerou um relatório à Comissão de Graduação do IF (v. cópia em anexo).

2) Estudo sobre a situação da habilitação Licenciatura (diurno): com a experiência adquirida pelo Grupo no item anterior, a Comissão de Graduação solicitou que realizássemos este estudo, igualmente baseado em respostas prestadas pelos estudantes da habilitação a um questionário, o que proporcionou a produção de um relatório encaminhado à Comissão (v. cópia em anexo).

3) Apresentação de palestras, minicursos, e demonstração de experiências com equipamentos cedidos pela Experimentoteca do IF, em escolas públicas de nível médio do DF: teve por objetivo remover ou atenuar o estigma que paira sobre disciplinas como a Física entre os alunos do ensino médio, com abordagem em nível coloquial, envolvendo temas importantes da Física Quântica, Relatividade, Mecânica Clássica, Eletromagnetismo e Astronomia. Procurou-se atender o maior número possível de estudantes dessas escolas, logrando-se às vezes quase a totalidade. As escolas visitadas foram o CEAN, CEM Paulo Freire, GISNO (todas na Asa Norte), e CEM Setor Leste (Asa Sul).

4) Realização da Semana do Calouro: recepção aos calouros a cada período letivo, com apresentação de palestras, visitas a laboratórios de pesquisa e ao LCC. Acrescente-se o convite a eles para assistirem a uma “Introdução a Tópicos de Cálculo 1”, (vetores, limites, cálculo diferencial e integral). A oferta era feita em duas turmas, uma ao meio-dia e outra às 18 horas, para atender melhor a disponibilidade dos calouros dos cursos diurno e noturno. A carga horária era de 8 horas. Posteriormente, esta atividade aprimorou-se e transformou-se na disciplina regular “Física 0”.

5) Realização da Semana de Física: apresentação de palestras, workshops e minicursos, envolvendo nossos professores e também palestrantes convidados, nos turnos matutino, vespertino e noturno. A atividade aconteceu anualmente, a partir de 2008, como sugestão de alguns respondentes aos questionários usados no item 1). Como na década de 90 teria havido outras duas edições da Semana de Física, a de 2008 foi denominada como sendo a 3a. Inicialmente ficou atrelada à Semana de Extensão da UnB, que se transformou na Semana Universitária, geralmente realizada no mês de outubro.

6) Promoção dos Colóquios PET-Física: realizados periodicamente, tendo como apresentadores convidados externos, professores do IF, estudantes de pós-graduação e bolsistas do PET-Física.

7) Colaboração na aplicação de provas da Olimpíada Brasileira de Física: os bolsistas se envolveram em várias aplicações, distribuídas em diversos anfiteatros do ICC, sob condução da coordenação da OBF-DF.

8) Reuniões com leituras e discussões: duas reuniões semanais, abordando diversos assuntos de interesse para o Grupo, incluindo-se leitura e discussão de textos científicos em inglês, como aprimoramento nessa língua, focada na Física.

9) Trabalhos de pesquisa, individuais ou em grupo, em colaboração e sob orientação de pesquisadores do IF.

Até 31/05/2012 passaram pelo Grupo PET-Física 38 bolsistas.